quinta-feira, 22 de abril de 2010

A Vila


Acabámos de ver o filme "A Vila" de M. Night Shyamalan (que realizou também "Sinais" que vimos há bem pouco tempo).
Sob o ponto de vista formal, "A Vila" é um filme correcto.

A eficácia narrativa parece ser a principal motivação do realizador. Isto proporciona sequências de imagens perfeitas que permitem ao espectador compreender com clareza o desenrolar da acção. O argumento foi trabalhado tendo em vista a reviravolta do costume nos filmes de Shyamalan e resulta razoavelmente.

A composição dos planos é de grande simplicidade o que também contribui para que possamos concentrar-nos nas personagens e compreender pequenos sinais que estas enviam ao espectador.

Alguns momentos inesperados fazem a sala dar um saltinho com o susto. Reparei como toda a gente esteve super concentrada. Mesmo os alunos que declararam já ter visto o filme mantiveram a atenção ao longo de toda a projecção.

No final foi proposta uma reflexão sobre o tema do filme. Sobre o resultado dessa reflexão será em breve publicado um novo post.

Resumindo e concluindo: não sendo uma obra-prima da cinematografia contemporânea, "A Vila" tem qualidade suficiente para nos chamar a atenção e manter concentrados no desenrolar da acção graças à qualidade do trabalho de realização e montagem final. Já não é nada mau!