Desmantelamento de uma estátua de Lenine com 19 metros de altura; Berlim 1991
Na 2ª feira passada, quando estávamos a ver o filme "Adeus, Lenine!", alguém perguntou "Quem é esse Lenine?". Houve risinhos e uma ou outra boca que não deu para perceber. Mas houve também muita gente que, apesar de não o dizer alto e bom som, ficou a reflectir sobre a tal pergunta. Sim, pois, quem foi esse tal Lenine afinal de contas?
Se "googlarmos" Lenine, é fatal como o destino, aparece uma entrada para a Wikipédia logo a abrir, que vai dar a esta página de desambiguação http://pt.wikipedia.org/wiki/Lenine. Aí devemos clicar na entrada para Lenin, líder soviético (no Brasil escreve-se assim, sem o "e" no fim).
Se te deres ao trabalho de ler o que ali está escrito ficarás a saber que este tal Lenine foi um homem muito importante durante a Revolução Russa de 1917 e contribuiu grandemente para o desenvolvimento dos ideais comunistas. Daí que o título do filme inclua o seu nome já que a narrativa se centra em acontecimentos relacionados com a queda do muro de Berlim.
O título deste filme também poderia ser "Adeus, comunismo!" mas não teria a mesma carga poética.
Os comunistas gostavam muito de idolatrar os seus chefes tratando-os como grandes heróis e nunca se cansavam de lhes erguer estátuas um pouco por todo o lado. Com o desaparecimento dos regimes comunistas, após a queda do muro de Berlim, essas estátuas foram quase todas retiradas dos pedestais. Lenine tinha estátuas erguidas em muitos países pelo mundo fora. Algumas (imagino que poucas) ainda se mantêm em pé.
Sem comentários:
Enviar um comentário