"Entre les Murs" venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2008. Só esta distinção seria o suficiente para nos chamar a atenção para o filme uma vez que se trata de um dos mais importantes festivais de cinema realizados na Europa. Mas, A Turma (título da versão portuguesa) é sem dúvida um filme especial.
Ao vermos A Turma poderemos reflectir, entre outros aspectos, sobre o facto de encontrarmos filmes bastante "estranhos" na cinematografia europeia que se distinguem com nitidez do habituais produtos da indústria de Hollywood que dominam nas salas de cinema com pipocas e nas televisões portuguesas.
A Turma propõe uma situação que nos é familiar e com a qual nos identificamos: o quotidiano de uma sala de aulas numa escola secundária. Esse é um dos seus principais atractivos, a nossa capacidade de compreender totalmente aquilo que nos é descrito.
Na aula em que começámos a visionar A Turma foi estranho verificar que aquela sala que estávamos a ver no écrã parecia prolongar-se na nossa. Nós rimos quando os alunos e o professor do filme riram e sentimos a tensão como se estivéssemos lá, dentro do filme. E ainda mal começámos!
Sem comentários:
Enviar um comentário